Dicas para iniciantes: como montar seu Skate

Está pensando em deixar o seu skate mais profissional, preparado para grandes desafios e mais manobras? O primeiro passo é pensar nos equipamentos para skate que serão necessários, assim como nas peças, para que você possa montar um skate mais resistente.

Tipos de shapes para skate

O mercado especializado oferece diversos modelos de shapes, rodas e rolamentos que podem ser usados para montar um skate novo e reforçado. Na ODDZ é possível encontrar shapes finos e largos, cada um adequado para um estilo de skatista.

produtos_20170508_oddz_(CHOPA)0328-1.jpg

Veja algumas subcategorias ou design de shapes bem bacanas:

  • Freestyle;
  • Street;
  • Downhill speed;
  • Slalom;
  • Dancing;
  • Longboard;
  • Downhill slide;
  • Cruising;
  • Trasição.

 

É claro que essas informações já são bastante conhecidas pelos skatistas que não são iniciantes. Mas, é importante reforçar que, para montar um skate novo, é essencial fazer a escolha correta dos equipamentos e das peças, o que pode ser um desafio para quem ainda está começando a explorar este universo.

Escolhendo o Truck do seu skate

Depois de definir o shape, é essencial escolher o truck que será anexado no shape e nas rodas. O truck é a peça em forma de T, que fica logo embaixo do shape do skate.

Você pode escolher entre trucks baixos, normais e altos. Em milímetros, a altura pode começar em 49 mm e ultrapassar 56 mm, lembrando que os maiores são recomendados para longboards.

No caso dos longboards, os trucks podem ser normais e invertidos. A principal diferença entre estes modelos está no fato de que o truck invertido oferece mais estabilidade ao longboard, facilitando também o direcionamento do skate em curvas, por causa do conjunto de amortecedor que a peça possui.

Como definir o rolamento para o skate?

produtos_20170508_oddz_(CHOPA)0234-1.jpg

Depois que você já sabe o shape e o truck, o próximo passo é saber o rolamento ideal para seu skate. Para isso, algumas medidas são importantes: Trucks de 180 mm possuem rolamento padronizado e você não deve se preocupar com eles.

Trucks maiores do que 200 mm precisam de rolamentos de 10mm, já que a haste mais espessa necessita de um rolamento mais resistente e reforçado.

A partir dessas informações, você pode escolher rolamentos que apresentem maior nível de vedação, feitos com esferas metálicas de qualidade nitidamente superior. Em muitos casos, estes rolamentos são um pouco mais caros, mas realmente valem o investimento!

Os rolamentos mais baratos podem ser bons em curto prazo. Veja também se você quer rolamentos de diferentes materiais, como rolamento de aço, de cerâmica, entre outros. A ABEC tem um “ranking” para rolamentos de skate. Você pode consultar a posição do rolamento antes de fazer a compra!

Próximo passo: definir as rodas para seu skate!

Alguns fatores são essenciais para definir as rodas para seu skate, como: dureza, material e diâmetro das rodas!

O material, salvo algumas exceções, é o poliuretano PU, extremamente resistente e com ótima durabilidade. A dureza das rodas pode ser definida em uma escala que vai de 75A até 102A. A classificação “A” se refere à dureza da roda.

Existem outros índices de dureza, como B, C e D.

Como definir a dureza da roda ideal para o seu skate? Vamos apresentar alguns dados que podem te auxiliar na escolha:

  • Para skate street e vertical, a partir de 97A;
  • Para longboard, as rodas mais macias são apropriadas, até 85A;
  • Para modelos slides, por exemplo, as rodas com mais de 80A de dureza são mais eficientes.

E quanto ao diâmetro das rodas? Bom, para isso, também existe uma tabela que você pode utilizar. Veja:

  • Para skates comuns, rodas de 49 mm até 60 mm. Entre estes skates estão street, para pistas de skate e bows;
  • Para longboard, rodas acima de 60 mm.

Confira alguns modelos da ODDZ!

produtos_20170508_oddz_(CHOPA)0353-1.jpg

Sugestões de shapes para skates

produtos_20170508_oddz_(CHOPA)0270-1.jpg

SHAPE ODDZ SKULL BEARD – Um shape feito pelo designer Filipe Lima. Importado, com 7 lâminas maple do Canadá, prensadas com o uso de resina epóxi. Este shape é cheio de estilo com muita resistência e feito com os mesmos materiais usados por skatistas profissionais. Pode ser montado com produtos da linha de rodas + rolamentos da ODDZ, deixando o skate pronto para ser utilizado.

produtos_20170508_oddz_(CHOPA)0284-1.jpg

SHAPE ODDZ BETO TANCREDI – Uma verdadeira obra de arte feita para o mundo do skate pelo artista Beto Tancredi. Uma peça para quem gosta de ser exclusivo! Extremamente resistente, também feito com 7 lâminas maple canadenses e resina epóxi. A ODDZ tem rodas especiais para este modelo de shape.

produtos_20170508_oddz_(CHOPA)0257-1.jpg

SHAPE ODDZ PINK MOTEL AZULMais uma peça do artista Filipe Lima. Este modelo foi criado após uma fotografia tirada no Golden State Tour. A foto é de Ricardo Capdeville, com peça feita para a parceria mantida com a ODDZ Skateboards.

Conte com todo o suporte da ODDZ para montar o seu skate agora mesmo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s