Dizem que o skate surgiu na Califórnia, surfistas queriam transferir para o asfalto a mesma sensação ao surfar nas ondas. De forma inusitada os entusiastas usavam pequenas pranchas de madeira e rodas de metal sem rolamentos e começaram a ser chamados de surfers do asfalto.
Lançado como brinquedo
Durante o período pós-guerra a economia dos Estados Unidos cresceu e a indústria de brinquedos também. Em 1959, Roller Derby lançou o primeiro skate adaptado e melhorado do modelo caseiro que já circulava nas ruas. O novo design possibilitou a criação de novas manobras.
A partir deste acontecimento, andar de skate ficou mais popular nos Estados Unidos, mas naquela época não era considerado esporte e sim um passatempo, era visto como brinquedo até porque havia sido lançado como um pela Roller.
Fabricações próprias
Em 1962 a loja para equipamentos de surf em Hollywood chamada Val-Surf começou a vender fabricações próprias do skate. A diferença estava no design do shape de skate e adição de rolamentos nas rodas.
Porém 1965 foi um ano ruim, as empresas especializadas começaram a fechar, pois a mídia começava a espalhar que andar de skate era perigoso e lugares começaram a receber placas proibindo a prática. Quem desejava andar de skate tinha que se virar.
Roda de argila
Nessa época a roda de argila ficou popular por ser mais acessível, até então nenhuma empresa se preocupava em melhorar os equipamentos. Esse tipo de roda era bem inferior, durava menos e não tinha aderência e acabava causando mais acidentes.
Passado essa época, a cena começou a crescer novamente e as empresas especializadas voltaram a abrir e mais equipamentos foram lançados, além da oferta de roupas e acessórios dedicados a esse público, assim nascia o streetwear. A Vans se estabeleceu em 1966, seguidas pela Etnies, Converse e DC nos anos seguintes.
Primeiro campeonato
A cidade da Califórnia foi bem importante para o skate, foi lá que surgiu o primeiro campeonato na praia Hermosa. No evento os primeiros times patrocinados começaram a aparecer e o estilo freestyle foi ganhando terreno. Com a popularidade do esporte, a primeira revista especializada surgiu também, a Quartely Skateboarder em 1964.
Kicktail e rodas de uretano
Larry Stevenson foi o criador do kicktail e responsável pelo design de um novo shape de skate. Frank Nasworthy’s inventou as rodas de uretano em 1972 e revolucionou o mercado, possibilitando aos skatistas uma experiência mais rápida, suave e confortável no asfalto. A partir daí os estilos puderam se aperfeiçoar ainda mais.
Com a criação das rodas de uretano os skatistas puderam começar a fazer manobras em superfícies diferentes como valas e bancos de madeira, pois o material uretano possibilitava maior aderência ao asfalto e superfícies.
Shapes de skate evoluíram
Apesar de o skate ter surgido nos Estados Unidos foi na Alemanha que os equipamentos foram aperfeiçoados, os shapes de skate evoluíram e ficaram mais largos, mais côncavos e eles lançaram o nose e tail.
Na primavera de 1975, o skate deu o impulso evolutivo para o esporte que vemos hoje. Em um concurso de slalom e freestyle em Del Mar, Califórnia, a equipe Zephyr mostrou ao mundo toda o potencial do esporte.
A equipe Zephyr montava seu skate de forma personalizada e ganhou fama naquela época, entre seus membros mais famosos estavam nomes consagrados como Tony Alva, Jay Adams e Stacy Peralta, até hoje são considerados lendas.
Alan Gelfand em 1978 inventou a manobra Ollie e revolucionou a forma como os skatistas faziam as manobras dando o kick para que o street style se aperfeiçoasse.
Na década de 80, as piscinas vazias começaram a ser palco das manobras e o vert ficou popular, os shapes de skate ficaram mais largos e o nose mais acentuado.
No final dos anos 80 já era possível ganhar dinheiro com o esporte como profissional e a indústria especializada cresceu e empresas como Powell Peralta, Santa Cruz e Vision ganharam expansão internacional.
Nos anos 90 e com propagação televisiva, o esporte alcançou outro patamar e deixou os skatistas mais populares e famosos. O mega evento X-Games surgiu e diversas revistas especializadas também, assim como lojas especializadas, marcas de roupas e eventos.
De lá para cá foi um pulo e nos dias de hoje, existem uma variedade de materiais e equipamentos no mercado para atender as necessidades de cada estilo. O esporte transformou a vida de muitas pessoas, virou cultura e estilo de vida.