Eventos que fazem o shape de skate brilhar

Shapes de skate estão brilhando e voando, afinal, finalmente o skate será modalidade das Olimpíadas 2020 em Tóquio, não só o skate, surf também estará presente no maior evento esportivo do mundo.

Até lá, há muita coisa a ser feita pelos skatistas e pela CBSk (Confederação Brasileira de Skateboard). Enquanto isso, confira alguns eventos de skate que marcam a cena nacional e internacional que merecem destaque especial. Alguns eventos acontecem de tempos em tempos, programa-se para os próximos anos e não deixe de apoiar o movimento.

Adidas Showcase Skateboard São Paulo

logo the chow case adidasA Adidas Skateboard é uma divisão da Adidas Original fundada em 1998, ela se especializou na fabricação de roupas e calçados para o mundo do skate, em 2016 na cidade de Nova York, surgiu a experiência Adidas Showcase Skateboard, a ideia era expor a arte do skate e dos skatistas além da pista.

Antes de chegar tem terras tupiniquins, o evento passou pela Cidade do México, Buenos Aires e Santiago do Chile. Em São Paulo, o Showcase rolou de 14 a 21 de setembro na Galeria Fita Tape, na Praça Roosevelt. A curadoria da exposição ficou por conta de Lucas Pexão, uma referência internacional de Arte Urbana.

Pexão deu preferência a artistas que andassem de skate, para o Showcase de São Paulo, foram convidados os artistas Alexandre Veloso, André Calvão, Erica Maradona, Fernando Denti, Isabel de Castro, Lucas Cabu, Luis Moschioni, Renato Custódio, Wallace Costa e William Santana.

A arte exposta pelos convidados impressionaram, shapes de skate se tornaram telas, experiências fonográficas, fotografias inusitadas, scratchs, desenhos e artes plásticas. Além das galerias, o Showcase contou com a presença de Rodrigo TX, Klaus Bohms, Daniel Marques, Marcelo Garcia e Akira Shiroma, integrantes brazucas da Adidas e com as apresentações das bandas Acruz Sesper Trio e CCCCChaves.

Adidas Showcase Skateboarding levou o skate para ares diferentes dos habituais expondo a cultura urbana e a arte inspirada no dia a dia dos skatistas.

Old School Skate Jam

old school skate jamPara quem pira em ver os shapes de skate desafiarem a gravidade, o Old School Skate Jam é para fazer chorar. 2017 foi a 18º edição do evento, a jam rolou na Praça Treze de Maio em Guaratinguetá dia 09 de setembro.

Foram disputadas as categorias Master (1978 a 1982), Grand-Master (1973 a 1977), Legends (1968 a 1972), Grand-Legends (1963 a 1967) e Vintage (até 1962). Quem ainda não conhece, tente imaginar um evento só com os monstros que fizeram parte da história da evolução do skate, se perdeu o evento, fique ligado nas próximas edições, os dinossauros estão longe de virar fósseis.

Os grandes vencedores da 18º edição do Old School Skate Jam na categoria Master foram Cristiano Schramm em primeiro, Júlio Feio segundo lugar e Wagner Patinho fechando em terceiro. Na categoria Grand-Master, Gui Godoy em primeiro, Dadinho Indiane em segundo e Márcio Tarobinha em terceiro.

Os Legends, Henrique Banana em primeiro lugar, Marco Aurelio Jeff em segundo e Hiroshi Seino em terceiro, categoria Grand-Legend, Jorge Zunga em primeiro, Evandro Luiz em segundo e Alexandre Dota em terceiro lugar. Os tiozinhos Vintage são Osmar Fossa em primeiro lugar, Cezar Gyrão em segundo e Juarez Mascarello em terceiro.

Quem perdeu ou nunca colou no Old School Skate Jam, fique ligado para a próxima edição em 2018, esse é um evento que faz os shapes de skate brilharem.

Oi STU Open

Oi STU Open
Oi STU Open

O maior campeonato de skate em continente Sul-Americano aconteceu no Rio de Janeiro, a maior capital turística do país. Pela primeira vez, um campeonato brasileiro foi registrado como etapa válida no Circuito Mundial da World Cup Skateboarding.

A etapa foi realizada na Praça Duó na Barra da Tijuca, a praça que já contava com uma pista de skate foi reformada e expandida, ganhou berçários e outros brinquedos, além disso, a pista de skate estava nos padrões olímpicos, perfeito para o shape de skate voar e brilhar.

A Oi STU Open Rio entrou para história com 224 competidores do mundo inteiro e com a premiação mais alta, R$ 400 mil reais. No Open Masculino, o primeiro lugar ficou com o japonês Yuto Horigome, em segundo, o australiano Tommy Fynn, e o bronze ficou com o brazuca Lucas Alves, apesar de ter sido bronze, Lucas demonstrou a força do skate amador brasileiro.

No Open feminino, dobradinha brasileira com o primeiro lugar para Pamela Rosa e Gabriela Mazetto, a austríaca Julia Bruckler levou o bronze. As baterias aconteceram de 25 a 27 de abril, fora a competição, aconteceram bate papos, mesas redondas, oficinas e shows com Marcelo D2 (embaixador do Oi STU Open) mais convidados: Karol Conka e Filipe Ret além do DJ Tamenpi e convidados.

Vans Park Series

Vans Park SeriesA última edição da série aconteceu em Shanghai na China de 22 a 26 de setembro, as etapas anteriores aconteceram em Austrália, Brasil, Suíca, Canadá e EUA. O evento surgiu em 2016, os circuitos foram realizados em Melbourne, Floripa, Vancouver, Huntington Beach e Malmö.

No mundial estiveram presentes os brasileiros Murilo Peres, Pedro Barros e Yndiara Asp. Murilo Peres tirou a terceira colocação no ranking com 20.300 pontos e Yndiara Asp atingiu o oitavo lugar do mundial com 3.800 pontos.

Todas as etapas do circuito foram amplamente divulgadas, muitas pessoas foram prestigiar o evento e os artistas, todos receberam cobertura e foram transmitidas pela internet. Agora é esperar para as surpresas de 2018.

Vert Battle

Vert BattleNo dia 07 de outubro aconteceu evento na rampa RG Skate Park do skatista Rony Gomes em Atibaia. No feminino as três primeiras colocações ficaram com a Karen Jones, Dora Varella e Bia Sodre.

Na categoria Pro Master Evando Mancha ficou em primeiro lugar, em segundo Cris Mateus e em terceiro Eduardo Braz. Rony Gomes ficou com o primeiro lugar da categoria Pro, seguido por Edouard Damestoy e Dan Cezar Pardinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s