Da loja para as ruas: guia para escolher o melhor shape de skate

O universo do skate é amplo e complexo, existem muitas variáveis a serem consideradas, antes de colocar seu carrinho na rua.

Você sabe como escolher a melhor opção, em relação ao shape de skate, considerando sua estatura, idade e peso? Nós te guiaremos, de maneira simples e explicativa, além de apresentarmos os tipos mais comuns.

Em busca do shape de skate perfeito

O desempenho de um skatista está diretamente ligado na escolha de um shape de skate. O design de cada um é projetado para diferentes necessidades e circuitos.

Chutar uma trick no street, é bem diferente, de chutar a mesma no vert, o nível de dificuldade muda, em relação à pista e anatomia do skate.

Normalmente, uma pessoa que inicia sua jornada no esporte, costuma comprar um skate pronto, isso acabará sendo um problema, principalmente, para conseguir desenvolver suas habilidades. Montar seu próprio skate e personalizá-lo, de acordo com seu porte físico, entre outros, é o ideal.

Esse post é dedicado a esclarecer, para os skatistas de todas as idades, sobre a importância da escolha adequada do shape de skate na hora de comprá-lo.

Quais são os tipos de shapes disponíveis?

Em primeiro lugar, você deve saber qual a finalidade do skate que pretende montar, cada shape de skate têm um propósito.

Um shape de street, utilizado para um circuito vert, pode não oferecer a estabilidade necessária. Se o tamanho escolhido for desproporcional, maior será a margem para erros.

Se escolher um tamanho menor, o skate ficará mais leve, com maior facilidade para manobras. Saiba que a qualidade do shape, está ligada diretamente ao material escolhido (madeira).

Já um shape de vert, em um circuito de street, dará ao skatista uma dificuldade maior na hora de executar as tricks, por ser maior e mais pesado.

Street – tem o nose e tail iguais, chamados de Twin Tail, porém, são mais difíceis de achar. Eles são mais leves e com design mais uniforme, projetado para executar tricks na base, em switch (base alternada) ou fakie. Os shapes de skate, considerados como padrão, possuem o nose maior que o tail. 

Pool / Bowl – são shapes de skate mais largos. A maioria dos shapes possui a mesma quantidade de lâminas de madeira, são mais uniformes, quanto a sua espessura. Os do tipo pool e bowl podem ser mais pesados por serem de dimensões distintas, já que podem ser encontrados em diferentes formas.

Cruiser – seu design é diferente do street e do bowl, a forma é mais parecida com uma pequena prancha de surf, possui elevação apenas no tail. São mais suaves e práticos para manobrar em curvas, é um shape de skate mais adequado para locomoção, é possível fazer tricks com ele, porém, com dificuldades.

Long – seu tamanho e forma variam, esse shape é ótimo para transporte e para curtir descidas. Na prática, oferece diferentes tipos de tricks, se comparado com os anteriores. Dependendo da roda e do rolamento escolhido, pode pegar mais velocidade, por isso, deve-se ter mais atenção na sua escolha.

Qual madeira escolher para o shape de skate?

produtos_20170508_oddz_(CHOPA)0172-1As madeiras mais comuns utilizadas nos shapes de skates, vendidos no Brasil, são a de pau-marfim, uma madeira mais pesada e relativamente inferior, no entanto, seu preço é acessível para a maioria das pessoas.

Os shapes feitos com madeira Birch, são considerados como intermediários, tem um bom acabamento e aconselhável aos iniciantes.

Os melhores shapes de skate são feitos com a madeira canadense maple, sua durabilidade é bem maior, possui acabamento e tem um desempenho profissional, diversas marcas internacionais trabalham com ela.

Tamanho do shape

Sua altura, peso e tamanho, além do número de calçado, deverão ser levados em consideração, na hora da escolha.

Tipo físico

O tamanho do seu corpo, pode ser um excelente guia. Se for uma pessoa de tamanho pequeno, o shape deverá ser mais estrito e curto, especialmente se for iniciante.

Um shape de skate menor, será mais fácil de controlar e o feedback de seus movimentos, será melhor. Assim que seus conhecimentos e manobras evoluirem, você poderá aumentar o tamanho, gradualmente.

Tamanho do calçado

Para escolher o tamanho, o número do seu calçado será um bom indicativo. Quanto maior for o número, a largura deverá ser proporcional.

Peso

Outro fator a ser levado em consideração é o seu peso. Não existe um limite de peso mínimo, todos podem andar.

No entanto, tenha em mente um detalhe: quanto mais pesado você for, melhor estruturado o shape de skate deve ser, para não correr o risco dele quebrar no meio de uma manobra.

Terreno

Se você gosta de transições em rampas e superfícies, é recomendado um shape de skate mais largo, pois, a área de superfície será maior, para dar mais controle e confiança para ganhar velocidade.

Não deixe de tirar suas dúvidas com um profissional, ele poderá indicar o melhor shape de skate. Estas foram apenas algumas informações básicas, para dar um direcionamento nas suas pesquisas iniciais.

Existem muitas opções de materiais, tamanhos e design de shapes disponíveis no mercado e de muita qualidade, com preços acessíveis.

Se tiver mais alguma dúvida, deixe nos comentários e a equipe da Oddz Skateboards, estará disponível para te orientar.

Não deixe de visitar nosso site e conferir periodicamente nosso blog, sempre temos novidades e informações valiosas, sobre o esporte, equipamentos e eventos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s